Exercício General

Exercício

Face ao sedentarismo e alimentação desregrada, é cada vez mais importante tentar obter o denominado “peso saudável” (óptimo para a idade, sexo e estrutura corporal). Para atingir este fim, não basta modificar os hábitos alimentares. É preciso incluir no dia-a-dia um programa de exercícios físicos que representem perda de gordura e recuperação e/ou ganho de massa muscular.

 

O que deve saber sobre o exercício físico:

  • O aumento do gasto energético diário proporciona o acréscimo de massa magra, e consequente aumento do metabolismo basal*, a longo prazo; auxilia a sua saúde, de uma maneira geral, e permite o controlo de doenças associadas à obesidade.
  • Alimentação saudável e prática de exercício físico regular são complementares e devem ser indissociáveis, pois têm mecanismos diferentes de actuação.
  • Fazer exercício ajuda a emagrecer, tanto quando pratica, como nas horas de repouso que se seguem.
  • O exercício físico elimina mais gordura intra-abdominal (a gordura mais nociva para a saúde) do que a dieta.

Conclusão: Emagrecer de forma efectiva, requer inevitavelmente uma vida fisicamente activa.
Nota: Metabolismo basal (mb) – quantidade de calorias ou energia que o corpo necessita, durante o repouso, para fazer funcionar todos os órgãos, como por exemplo, o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc.

 

Como atingir resultados excelentes:

  • Regularidade
    Encontre o seu ritmo. O ideal será caminhar 1 hora, todos os dias;
  • Duração.
    45 a 60 minutos, preferencialmente em desportos aeróbicos (longa duração e intensidade moderada), como as caminhadas, a natação, etc.
  • Intensidade
    Escolha de acordo com as suas possibilidades e preferências; o grau de intensidade do treino faz variar o gasto energético.

 

Conheça o que pode “gastar” em 24 horas…

O tipo de actividade tem também um respectivo consumo energético. Confira a tabela: